Comissão começou a discutir relatório final ao Orçamento de 2003



O parecer do relator-geral, senador Sérgio Machado (PMDB-CE), à proposta orçamentária de 2003, começou a ser discutido nesta quarta-feira (18) pela manhã. Sem prazo previsto para o término da reunião, o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), manifestou seu firme propósito de concluir a votação do relatório final de Sérgio Machado, para que o Plenário do Congresso Nacional vote a matéria nesta quinta-feira (19).

Os pleitos apresentados pelos parlamentares concentraram-se nas áreas de irrigação e transportes, principalmente para a restauração e a construção de novas rodovias. Muitos deles pediram ao relator-geral a recomposição de verbas que foram canceladas pelas relatorias setoriais, de modo a possibilitar o remanejamento de recursos orçamentários para outros investimentos.

Um dos relatores setoriais, o deputado Santos Filho (PFL-PR), que cuidou da área de infra-estrutura, apresentou recurso a ser encaminhado ao Plenário do Congresso em que solicita o atendimento do pedido dos novos governadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Maranhão para garantir recursos às estradas de seus estados. São R$ 53,1 milhões ao todo. O relator-geral, segundo sua assessoria, não acolheu emenda de Santos Filho porque os relatores setoriais não podem fazer emendas que impliquem em novas despesas.

O deputado Sérgio Miranda (PCdoB-MG) criticou o uso inadequado de recursos do Plano de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para formar superávit primário (receitas menos despesas, excluído o pagamento de juros da dívida pública). Um dos seus três destaques encaminhados ao relator-geral prevê a substituição de R$ 1,113 bilhão de recursos do PIS/Pasep por outra fonte aceita legalmente para formar essa reserva de contingência no Orçamento de 2003. Pediu também que seja explicitado o valor de recursos da seguridade social que é transferido para o orçamento fiscal.

O esforço do senador Sérgio Machado em tentar acomodar, no seu substitutivo, quase todos os pleitos das bancadas estaduais e do futuro governo, foi bastante elogiado pelos parlamentares. O senador Tião Viana (PT-AC) disse que foi o -mais lúcido trabalho de relatoria dos últimos anos-.



18/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova relatório final do orçamento

COMISSÃO DISCUTE RELATÓRIO FINAL DO ORÇAMENTO DE 98

Comissão de Orçamento começa apreciação de relatório final

COMISSÃO DE ORÇAMENTO PROSSEGUE DISCUSSÃO DO RELATÓRIO FINAL

Comissão de Orçamento pode votar hoje relatório final da LDO

Serys entrega relatório final da LDO 2009 à Comissão de Orçamento