COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EXAMINA CRIAÇÃO DE TV COMUNITÁRIA



A Comissão de Educação (CE) vai apreciar, em caráter terminativo, nesta terça-feira (dia 21), a partir das 11h30, projeto que introduz várias mudanças na lei que implantou o serviço de radiodifusão comunitária, de modo a estendê-lo para a televisão. De autoria do senador Paulo Hartung (PPS-ES), a proposta recebeu parecer favorável da senadora Emilia Fernandes (PDT-RS).

- Ao preceituar que o serviço de radiodifusão comunitária possa também ser executado na modalidade televisão, o projeto de lei em exame reconhece a importância desse veículo para a democratização da comunicação - diz a senadora em seu parecer.

Emilia disse ainda que o projeto, pretende corrigir "o inadmissível abuso de autoridade que vem sendo perpetrado contra as rádios comunitárias". Valendo-se do parecer de sua autoria, aprovado na Comissão de Infra-Estrutura, a senadora critica a Agência Nacional de Telecomunicações.

Segundo ela, essa instituição "vem exorbitando de sua função fiscalizadora da prestação dos serviços ao proceder à apreensão de equipamento destinados à transmissão em âmbito restrito, como no caso das rádios comunitárias, sem o devido processo legal".

A proposta de Hartung prevê que todos os serviços de radiodifusão em atividades entre o período em que foi sancionada a lei, em 19 de fevereiro de 1998, e a data da sanção das mudanças propostas pelo autor tenham autorização de funcionamento de 24 meses.

Também na pauta da CE, projeto da Câmara dos Deputados que equipara a atividade de peão-de-rodeio à de atleta profissional. Para o senador Romeu Tuma (PFL-SP), que vai apresentar parecer favorável à matéria, esse tipo de espetáculo tem movimentado vultosas quantias de dinheiro, "sem qualquer contrato onde figurem normas mínimas de proteção e segurança individual".

Três projetos de decreto legislativo completam a pauta da comissão. Dois deles se referem à outorga da permissão para funcionamento das rádios MR Radiodifusão, de Vitória de Mearim (MA), e Flash FM, de Cosmópolis (SP). O outro renova permissão já outorgada à Rádio Cidade de Campinas, de Itu (SP).

20/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EXAMINA PROJETO QUE INSTITUI SERVIÇO DE TELEVISÃO COMUNITÁRIA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EXAMINA CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DO INVENTOR

RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA NA PAUTA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APRECIA AMANHÃ RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EXAMINARÁ PROJETO SOBRE TELEVISÃO COMUNITÁRIA

Comissão de Educação examinará parecer favorável à televisão comunitária