Comissão deve votar fim do porte de armas



A proibição do porte de armas será analisada pela Comissão Mista de Segurança Pública nesta terça-feira (12), a partir das 17 h, de acordo com o relator, deputado Moroni Torgan (PFL-CE). A tendência é a de que o sub-relatório do deputado Custódio Mattos (PSDB-MG), que apresentou proposta sobre o assunto, tenha posição intermediária entre a proibição total de venda de armamentos e a atual legislação, informou Torgan.

A proposta do sub-relator deve acabar com o porte de armas, que fica limitado às Forças Armadas e às polícias. Porém, cidadãos comuns, desde que devidamente habilitados, poderão possuir armas em suas casas. Essa solução é mais conservadora do que o projeto apresentado pelo governo - e defendido pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ex-ministro da Justiça -, que prevê o fim da venda de revólveres e similares à população.

Torgan acredita que a comissão, que é presidida pelo senador Iris Rezende (PMDB-GO), também deve discutir a proposta que vincula recursos do Orçamento da União para investimentos em segurança pública. A idéia é criar dispositivo semelhante ao que garante verbas fixas para a saúde e a educação. O relator informou ainda que os trabalhos da subcomissão que estuda a reestruturação das polícias está bastante adiantado.

De acordo com Torgan, a comissão deverá começar os seus trabalhos, votando as propostas mais próximas do consenso entre os parlamentares. As propostas consensuais serão reunidas em relatórios preliminares, sendo que os projetos mais polêmicos e de tramitação mais difícil - como os que restringem o porte de armas e os que tratam da unificação das polícias Civil e Militar - ficariam para o final do prazo de 60 dias definido como limite para a atuação da comissão, informou.



11/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão deve começar a votar projetos sobre armas

CRE PODE VOTAR NA TERÇA PROIBIÇÃO DO PORTE DE ARMAS DE FOGO

Crime de porte ilegal de armas deve ser inafiançável

Comissão regulou porte de armas

Comissão aprova fim do porte de armas

Aprovado pela Comissão de Segurança o fim do porte de armas