Comissão deve votar na quarta reforma do Código de Defesa do Consumidor
O relatório sobre os Projetos de Lei do Senado (PLS) 281, 282 e 283 de 2012, que reformam o Código de Defesa do Consumidor (CDC), deve ser analisado na próxima quarta-feira (26), às 14h, pela comissão temporária criada para atualizar a norma. O texto, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), foi discutido na semana passada, mas a votação acabou adiada por pedido de vista.
Na reunião da última quarta-feira (19), Ferraço explicou que as inovações priorizam a transparência nas relações de consumo e a segurança jurídica no comércio eletrônico. Além disso, segundo o senador, a comissão enfocou a questão do endividamento das famílias.
– Nós incorporamos ao código a figura do crédito corresponsável, ou seja, tem responsabilidade quem faz o crédito, mas tem também responsabilidade quem oferta o crédito, estabelecendo, inclusive, critério mínimo para a utilização do crédito consignado, não podendo ser utilizado mais do que 30% da renda mínima existencial – explicou.
Segundo o presidente da comissão temporária, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o relatório final deve contemplar o comércio eletrônico (PLS 281/2012) e a questão do superendividamento (PLS 283/2012). Já o projeto sobre ações coletivas (PLS 282/2012) vai ficar de fora, aguardando um “momento mais oportuno, quando a questão estiver mais amadurecida”.
A reunião vai acontecer na sala 13 da ala Senador Alexandre Costa.
21/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ferraço diz que comissão deve votar nesta quarta texto que atualiza Código do Consumidor
Sarney instala na terça-feira comissão para reforma do Código de Defesa do Consumidor
CCT pode votar projetos que alteram Código de Defesa do Consumidor
CMA deve votar projetos em defesa dos direitos do consumidor
CAE pode votar na terça-feira projeto que altera Código de Defesa do Consumidor
Atualização do Código de Defesa do Consumidor deve ser concluída em março