Comissão ouve Arcanjo em Cuiabá e presidente da Febrabingo em Brasília, nesta terça
A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos colhe, nesta terça-feira (9), os depoimentos de João Arcanjo Ribeiro, o "comendador", e do presidente da Federação Brasileira de Bingos (Febrabingo), Carlos Eduardo Canto.
Arcanjo será interrogado por uma subcomissão da CPI composta pelos senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Wellington Salgado (PMDB-MG), Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), Sibá Machado (PT-AC) e Leomar Quintanilha (PSDB-SC). Às 9 hs da terça (9), o grupo encontrará, em Cuiabá, com o juiz federal Marco Alves Tavares, na sede da Justiça Federal do Mato Grosso. De lá, prosseguem para a Penitenciária Regional Pascoal Ramos, onde devem chegar às 10h30 para tomarem o depoimento do "comendador".
Apontado como chefe do crime organizado em Mato Grosso, Arcanjo está condenado a 37 anos de prisão por homicídio, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, e é suspeito de ter participado da trama que culminou com o assassinato do então prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel, do PT, ocorrido em janeiro de 2002. O crime está sendo investigado pela CPI. O presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB) - que não viajará a Cuiabá - defende que a oitiva seja em forma de audiência pública. Mas caberá às autoridades estaduais de segurança pública dar a palavra final, segundo informou a secretaria da CPI.
Já em Brasília, a CPI dos Bingos também realiza nesta terça-feira (9), com início previsto para as 11 horas, audiência pública destinada a ouvir o presidente da Febrabingo, Carlos Eduardo Canto. Os senadores deverão questioná-lo sobre um tema que consideram um dos principais obstáculos para a legalização desse tipo de jogo no país: a imagem que é atribuída às casas de bingo de serem um centro de lavagem de dinheiro e de terem ligações com o crime organizado.
05/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão ouve nesta terça a vice-presidente de Tecnologia da Caixa
Comissão do São Francisco ouve na terça-feira presidente da ANA
Orçamento ouve presidente do TCU nesta terça sobre obras com irregularidades
COMISSÃO DE ORÇAMENTO OUVE MARTUS TAVARES NESTA TERÇA
COMISSÃO DO MÍNIMO OUVE RELATOR DA CÂMARA NESTA TERÇA
COMISSÃO DO MÍNIMO OUVE RELATOR DA CÂMARA NESTA TERÇA