Comissão quer explicações de procurador Luiz Francisco



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista do Banestado, que apura a evasão de divisas do Brasil por meio das chamadas contas CC-5, vai encaminhar uma interpelação ao procurador da República Luiz Francisco de Souza, para que este esclareça entrevista - concedida ao portal Consultor Jurídico- em que teria criticado o andamento dos trabalhos da comissão. A sugestão foi feita pelo presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), e acatada pelo colegiado, na manhã desta terça-feira (16).

A reclamação sobre a entrevista foi feita pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI), que considerou desrespeitosas as avaliações negativas feitas por Luiz Francisco, especialmente aquelas em que o procurador aponta morosidade nas investigações e alega que a CPI não estaria intimando os principais suspeitos no esquema de evasões de recursos. Segundo relato de Heráclito, o procurador teria afirmado, na entrevista, que entregou um lista com 400 nomes de políticos envolvidos com evasão de divisas que não estavam sendo investigados pela CPI.

O relator da comissão, deputado José Mentor (PT-SP), que também teria sido criticado pelo procurador na entrevista, apoiou o questionamento a Luiz Francisco e disse que essa não é a primeira vez que o procurador fazia insinuações dessa natureza e ao mesmo veículo de comunicação.

- Toda a competência do procurador em buscar a verdade não pode lhe dar o direito de lançar dúvidas sobre o trabalho que está sendo feito pela CPI - disse Mentor.

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) e o deputado Eduardo Valverde (PT-RO) discordaram da necessidade de interpelação ao procurador, sustentando, ambos, que a comissão não pode perder o foco das investigações sobre os reais culpados.

Os senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e Heráclito Fortes (PFL-PI) defenderam a convocação do procurador para esclarecer os fatos. Em resposta ao pedido, o presidente informou que, caso Luiz Francisco confirme suas declarações, a consultoria jurídica da CPI irá estudar uma forma de convocar o procurador.



16/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI ouvirá o delegado José Castilho e o procurador Luiz Francisco

Mesa encaminha ao Ministério Público protesto de ACM contra o procurador Luíz Francisco de Souza

Leilão de aeroportos: comissão quer explicações sobre os investimentos necessários

Comissão de Orçamento quer explicações sobre cortes de verbas para Forças Armadas

José Maranhão não se convence com explicações de procurador sobre críticas a membros da CMO

Comissão de Educação quer explicações sobre carteiras estudantis e anuncia medidas para alterar legislação