Leilão de aeroportos: comissão quer explicações sobre os investimentos necessários
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) encaminhará convite para que autoridades da aviação civil compareçam ao colegiado para prestar esclarecimentos a respeito do leilão dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e de Brasília. O propositor da audiência, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), destacou o sucesso da privatização para o caixa do governo, mas disse que falta explicar como as operadoras vão conseguir investir nos terminais.
- Considero importante que se explique a esta comissão como será possível atingir a qualidade do serviço pretendida com os recursos que sobrarão após o pagamento ao governo - salientou.
No requerimento, o senador sugeriu convite apenas ao presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Mas foram ainda aprovadas as sugestões da presidente da CI, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), para que também estivesse presente a Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, e de Walter Pinheiro (PT-BA), para a participação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Lúcia Vânia observou que a Secretaria teve participação direta na modelagem do leilão de privatização.
Dornelles registrou que o leilão foi um fato de grande relevância, propiciando ao governo uma arrecadação de cerca de R$ 24 bilhões. Disse ainda que o concessionário de Guarulhos terá de pagar ao governo 97% da receita líquida, enquanto o de Brasília transferirá 94%.
O senador Blairo Maggi (PR-MT) antecipou sua preocupação com a lógica que será adotada na questão das concessões do setor elétrico que estão para vencer. Segundo ele, o governo precisa saber se quer privatizar apenas para melhorar seu caixa ou para garantir a melhoria dos serviços para a população. Após ouvir outras manifestações de apoio, Dornelles observou que seria muito ruim ver empresas entrando em leilões apenas para ganhar e receber recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para depois pedir revisão dos contratos.
- Não estou dizendo que é isso o que vai ocorrer, mas quero saber como essa mágica [os investimentos] poderá ser feita - disse Dornelles.
09/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia quer explicações sobre investimentos do BNDES no exterior
Comissão de Orçamento quer explicações sobre cortes de verbas para Forças Armadas
Comissão de Educação quer explicações sobre carteiras estudantis e anuncia medidas para alterar legislação
Inácio Arruda cobra explicações do governo sobre atraso de leilão de áreas de petróleo e gás
Requião contesta afirmação do governo sobre sucesso do leilão dos aeroportos
Arthur Virgílio volta a cobrar explicações sobre investimentos na Refinaria de Manaus