Confaz estuda possibilidade de mudar cobrança do ICMS sobre energia elétrica, diz Miriam Belchior



O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) pretende modificar a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre a energia elétrica.  A informação foi dada nesta segunda-feira pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Segundo a ministra a mudança pode reduzir o custo da energia no País. “Há uma incidência alta [do ICMS] e está sendo discutido no Confaz como trabalhar isso”, declarou a ministra. “Isso significaria uma redução do ICMS que pode ser compensada com o aumento da produção e do uso da energia”, complementou.

Miriam Belchior também participou de um debate sobre o setor elétrico e as hidrelétricas no País. Ela disse que a redução do custo da energia pode estar ligada também às concessões do governo para o setor elétrico.

Essas concessões vencem em 2015 e o governo estuda se elas serão renovadas ou se novos leilões serão feitos. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) chegou a informar a disposição de entrar na Justiça caso as concessões fossem renovadas sem leilão. A ministra disse, contudo, que ainda há tempo para discutir o assunto. “Isso está sendo discutido no governo e proximamente a presidenta deve anunciar a solução dessa situação. Ainda temos bastante tempo para isso”, destacou a ministra.


Fonte:
Agência Brasil



22/08/2011 16:53


Artigos Relacionados


Senadores divergem sobre cobrança de ICMS por produtores de petróleo e energia elétrica

Garibaldi reivindica cobrança de ICMS sobre petróleo e energia elétrica na origem

Especialistas são contra cobrança de ICMS por estados produtores de petróleo e energia elétrica

Audiência discute cobrança de ICMS por estados produtores de petróleo e energia elétrica

Tomás Correia quer cobrança do ICMS da energia elétrica no estado produtor

CCJ analisa projeto que permite cobrança de ICMS pelos estados produtores de derivados de petróleo e de energia elétrica