José Maranhão elogia Programa Espacial Brasileiro



O senador José Maranhão (PMDB-PB) ocupou a tribuna nesta quarta-feira (5) para afirmar que o Programa Espacial Brasileiro, iniciado em 1961 e que enviou, no último dia 31 de março, o primeiro brasileiro ao espaço, merece todo o apoio do Senado e da população brasileira.

- A viagem do tenente-coronel Marcos César Pontes, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no deserto de Cazaquistão, em direção à Estação Espacial Internacional é não somente motivo de orgulho para os brasileiros, mas um tributo à perseverança e ao desafio daqueles que se dedicam a desbravar o espaço - afirmou Maranhão.

O senador lembrou que foi um brasileiro - Alberto Santos Dumont - o pioneiro no domínio da técnica da aviação, há quase 100 anos, e que hoje o Brasil faz parte de um consórcio de 16 nações que desenvolvem programas espaciais.

No entanto, o parlamentar criticou a falta de investimentos no setor, que, segundo ele, tem levado o Brasil a estacionar nessa área. Com base em informações do Ministério da Aeronáutica, Maranhão afirmou que o programa espacial brasileiro, que em 2005 teve um orçamento equivalente a US$ 100 milhões, tem sofrido com a falta de verbas e foi quase abolido em anos anteriores, quando chegou a contar com apenas US$ 15 milhões.

- Esperamos que os próximos passos do programa espacial brasileiro sejam mais largos. Espero que o esforço e o sacrifício necessários à inclusão do Brasil no rol dos países dotados de conhecimentos aeroespaciais sejam reconhecidos e redundem em maiores avanços para toda a sociedade brasileira - afirmou.



05/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CFC debaterá programa espacial brasileiro

Conheça a história do programa espacial brasileiro

Programa Espacial Brasileiro é tema de palestra no Mast (RJ)

Papaléo ressalta importância do Programa Espacial Brasileiro

Sarney diz que programa espacial brasileiro deve continuar

Rollemberg propõe mudanças no programa espacial brasileiro