Papaléo ressalta importância do Programa Espacial Brasileiro
O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) ressaltou a importância do Programa Espacial Brasileiro, e defendeu a sua continuidade, apesar do contingenciamento de verbas e da perda de capital humano ocorrida no acidente de Alcântara, que vitimou 21 cientistas e técnicos. Para ele, os projetos desenvolvidos devem ser divulgados pela mídia - algo que vem sendo feito somente apenas depois do acidente.
- A verdade é que, por muitos anos, o Programa Espacial Brasileiro vem sendo executado, pouco a pouco, em face à mingua dos recursos, por profissionais abnegados, sob o silêncio constrangedor dos meios de comunicação, aos quais não parece interessar a questão do desenvolvimento tecnológico autônomo para o país - disse.
Embora não tenha cumprido o objetivo inicial de autonomia nacional na construção de satélites e lançadores, o Programa Espacial Brasileiro, conforme o senador, alcançou realizações de destaque, como o desenvolvimento do veículo lançador de satélites e do satélite de coletas de dados.
Além desses exemplos, Papaléo citou o Centro de Lançamento da Base Aérea de Alcântara, que permitiu parcerias de cooperação tecnológica com outros países. A base é uma das mais próximas do Equador, condição importante para o lançamento de foguetes com baixo consumo de combustível, explicou. Papaléo também ressaltou o monitoramento dos fenômenos ambientais por meio de satélites, cuja tecnologia resulta de um convênio com a China.
Apesar dos avanços do programa espacial, o senador lamentou que as tecnologias desenvolvidas ainda tenham pouca repercussão na indústria e no comércio no país. Segundo informou, a comercialização de produtos relacionados à pesquisa espacial é uma das atividades mais lucrativas nos países ricos, como é o caso dos aparelhos celulares.
02/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CFC debaterá programa espacial brasileiro
Conheça a história do programa espacial brasileiro
Programa Espacial Brasileiro é tema de palestra no Mast (RJ)
Sarney diz que programa espacial brasileiro deve continuar
Rollemberg propõe mudanças no programa espacial brasileiro
José Maranhão elogia Programa Espacial Brasileiro