Consea faz recomendação à Anvisa para rótulos



O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) aprovou recomendação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que  “fortaleça na sua agenda e dê agilidade aos processos de atualização e qualificação de propostas regulatórias de rotulagem de alimentos”.

No documento, o Consea sugere “a participação da sociedade civil, academia e governo, em prol de uma melhor informação ao consumidor e da proteção contra estratégias persuasivas de rotulagem, para a melhoria das condições de saúde da população brasileira”.

Nas considerações que fundamentam a recomendação, o Consea lembra a missão da Anvisa, “de promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária”.

O conselho cita o atual perfil de saúde da população brasileira, lembrando o excesso de peso em mais da metade dos adultos, em um terço das crianças e um quinto dos adolescentes, segundo pesquisas recentes.

Outro dado lembrado no documento foi que o gasto público com doenças relacionadas à obesidade é de R$ 488 milhões por ano.

Fonte: 
Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional



15/10/2013 13:03


Artigos Relacionados


AGU asssegura competência da Anvisa para definir regras sobre rótulos de produtos

Anvisa avalia recomendação da AGU sobre alertas em propagandas de alimentos

Anvisa quer tornar rótulos de produtos de limpeza mais informativos

Consea apoia candidatura de Graziano para a FAO

Sarney se diz perplexo com recomendação da OEA para suspensão de Belo Monte

Suplicy elogia recomendação de Chávez às Farc para libertação de reféns