Contratos do Senado serão geridos por uma comissão de funcionários
Três contratos que envolvem 1.500 funcionários terceirizados do Senado passaram a ser geridos por uma comissão formada por nove funcionários efetivos, presidida pelo consultor legislativo Dirceu Teixeira de Matos. A decisão foi tomada na última terça-feira (7) pela Diretoria Geral do Senado, conforme informou nesta sexta-feira (10) o diretor-geral adjunto, Luciano de Souza Gomes.
A Comissão Permanente de Gestão de Contratos passa a responder pelos contratos do Senado com as empresas Plansul, que atende a Secretaria de Comunicação Social; Aval, que atua na área de informática e Adservis, que responde pelos contínuos e copeiros do Senado.
O diretor-geral adjunto, que é membro da comissão, explicou à Agência Senado que até então cada um desses contratos era gerido por uma única pessoa. Agora, na forma de colegiado, a gestão desses contratos fica mais racional e se torna mais fácil corrigir eventuais desvios funcionais, padronizar procedimentos e aumentar a fiscalização, explicou Luciano.
A criação da comissão é resultado de um estudo que vem sendo realizado desde 2006 por um grupo de funcionários, informou o diretor-adjunto. Esse grupo visitou órgãos do governo e estudou a fundo vários modelos de gestão para propor mudanças na administração do Senado. Agora, em um segundo momento, os contratos "mais problemáticos" tiveram sua gestão transferida para essa comissão permanente. A idéia, explicou Luciano Gomes, é que no futuro o Senado tenha um órgão único que cuidará da gestão de todos os contratos da Casa.
Entre as medidas que a comissão permanente deverá implantar está uma mudança na sistemática que deve ser adotada para as licitações. O Senado passará a definir o serviço a ser executado e critérios técnicos e a empresa contratada é que decidirá quantos funcionários serão necessários para cumprir as exigências do Senado. Atualmente, a quantidade de funcionários é estipulada em contrato.
Silvia Gomide / Agência Senado
10/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
1ª Secretaria divulga relatórios da comissão que examina contratos do Senado
Ex-funcionários da Prefeitura de Ribeirão Preto confirmam superfaturamentos em contratos
NABOR: FUNCIONÁRIOS DA FNS NO ACRE NÃO SERÃO DEMITIDOS
Contratos de franquias postais dos Correios serão prorrogados
Contratos dos líbios com empresas brasileiras serão honrados, diz Patriota
CONTRATOS DE EXPLORAÇÃO DE RODOVIAS SERÃO ANALISADOS PELO CONGRESSO