Convênio vai possibilitar instalação de 65 cineclubes no Piauí



A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Governo de Piauí firmaram parceria para a instalação de 65 cineclubes no estado, através do projeto Cine Mais Cultura, que será executado pela Fundação Cultural do Piauí (Fundac). Serão investidos R$1,181 milhão nos cineclubes, na realização de Encontro Estadual de Audiovisual e na formação do Núcleo Digital de Produção do Piauí. O projeto tem como objetivo criar novos espaços de exibição audiovisual, fortalecimento da exibição de filmes brasileiros e da cultura nordestina.

Através do convênio, serão adquiridos equipamentos e kits de exibição audiovisual digital; veículo traçado para acompanhamento e apoio aos cineclubes; e prestados treinamentos e capacitações de entidades selecionadas para operacionalização.

O governador Wilson Martins ressaltou o interesse que o audiovisual desperta especialmente nos jovens, e afirmou que a instalação desses cineclubes deve fomentar o envolvimento de piauienses de todo o estado com essa manifestação artística. "Essa é uma ação importante para a valorização da cultura, formação de platéia e até mesmo inclusão de pessoas, que aprenderão, através dos cursos, um ofício", comentou.

"Temos muitos Pontos de Cultura perto de cineclubes. Com a chegada da ministra (da Cultura) Marta Suplicy, o Cine Mais Cultura ganhou um volume maior. Esse é um programa que tem como objetivo democratizar o acesso à produção audiovisual", afirmou Leopoldo Nunes Filho. Segundo o secretário, os recursos já estão empenhados e o convênio para formalização da parceria deve estar pronto em até 15 dias.

 

Fonte:

Ministério da Cultura

 

 

 



02/10/2013 18:06


Artigos Relacionados


Convênio do MDS e Receita Federal irá possibilitar cruzamento de dados entre os órgãos

Mao Santa defende instalação de refinaria no Piauí

Cineclubes

Freitas Neto defende instalação da Superintendência da Codevasf no Piauí

Projeto de lei pode possibilitar a obtenção da CNH por pessoas daltônicas

Imposto Único vai possibilitar desenvolvimento de regiões como a Metade Sul