COUTINHO JORGE AFIRMA QUE O PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA APROVADO FOI O POSSÍVEL
O senador Coutinho Jorge (PSDB-PA) afirmou hoje (28) que o substitutivo do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) ao programa de renda mínima, aprovadopela Comissão de Assuntos Econômicos, "diante da limitação orçamentária", foi a decisão possível no momento.
Ele disse que o programa faz parte de uma estratégia a ser adotada pelos países em desenvolvimento com o objetivo de reduzir as disparidades sociais e, com isso, melhorar seu desempenho no Indicador de Desenvolvimento Humano, elaborado pelas Nações Unidas. Esse indicador, reflete o nível de vida das populações em 175 países, e situa o Brasil no 68º lugar.
Coutinho Jorge destacou que o programa de renda mínimaprevê a aplicação inicial de R$ 1,2 bilhão em 20% dos municípios mais pobres do país, devendo atingir em 5 anos60% dos municípios brasileiros. Conforme explicou, o governo federal responderá por 50% do custo financeiro do programa.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que a proposta aprovada hoje na CAE é restritivo e faz desejar uma proposta mais abrangente. "Governo que não se preocupacom a política de desemprego, com o agravamento dos problemas sociais, que demora a cumprir suas metas de realização de Justiça, pode enfrentar dificuldades inclusive do ponto de vista da reeleição", afirmou Suplicy.
28/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
COUTINHO JORGE: PROJETO DE RENDA MÍNIMA OBEDECE A CRITÉRIOS LÓGICOS
Aprovado o Programa Estadual de Renda Mínima
Aprovado programa de renda mínima para o campo
COUTINHO JORGE INSISTE EM GARANTIA MÍNIMA PARA SALÁRIO
Suplicy vai sugerir que governo adote projeto de renda mínima aprovado no Senado
SUPLICY INSISTE NO PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA