CPI do Futebol vai propor lei regulamentando atividade esportiva



O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades no futebol brasileiro, disse que, ao fim dos trabalhos, a comissão vai apresentar um projeto para uma legislação semelhante à Lei de Responsabilidade Fiscal para o esporte brasileiro. Os senadores da CPI definiram uma agenda de trabalhos em que pretendem aprofundar as investigações sobre o presidente do Vasco da Gama, deputado Eurico Miranda (PPB-RJ), e a ação de empresários na compra e venda de jogadores.

Álvaro Dias explicou que o projeto de lei a ser apresentado pela CPI vai estabelecer as normas fiscais, tributárias e financeiras para a ação de clubes, federações e empresários do setor. Os senadores constataram que os dirigentes de futebol no Brasil agem, quase sempre, à margem da legislação financeira, fiscal e cambial em vigor, como se o futebol fosse um mundo à parte.

- Não pretendemos entrar na área que já é abrangida pela Lei Pelé, as normas esportivas em si. O que queremos é criar regras para negociações envolvendo jogadores, obrigações fiscais e tributárias para clubes e federações. E as penas para quem descumpri-las - disse o senador.

Álvaro Dias desmentiu as notícias publicadas em jornais, de que estaria favorável ao adiamento do fim do passe, instrumento que garante a propriedade dos clubes sobre os jogadores de futebol. "Ao contrário, acho que o adiamento já houve, os clubes tiveram tempo para adaptar-se e o passe deve ser extinto em março, como prevê a legislação em vigor", disse.

01/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Futebol discute legislação esportiva em São Paulo

Álvaro Dias quer regularizar futebol como atividade econômica

Morazildo quer MP regulamentando reserva indígena

Rocha distribui relatório regulamentando uso do silicone

Plenário aprova PEC regulamentando incentivos fiscais

Moreira Mendes apresenta projeto regulamentando o turismo