CPI do Tráfico de Pessoas quer informações sobre acordos de combate a redes criminosas
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas vai solicitar ao Ministério das Relações Exteriores informações de acordos com países latino-americanos sobre o combate a redes criminosas como as que atuam na transferência de migrantes haitianos para o Brasil.
Segundo a autora do requerimento, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a CPI recebeu informações, durante diligência em Manaus, em 5 de março, sobre a atuação de redes de criminosos que estariam extorquindo haitianos interessados em ingressar no território brasileiro.
Durante a votação do requerimento, a parlamentar explicou que, sem essa ação conjunta, as investigações sobre os grupos criminosos não avançam e eles continuam livres para agir.
Ainda durante a diligência em Manaus, chegou ao conhecimento da CPI a informação de que há algumas centenas de haitianos, vivendo em cidades localizadas na fronteira brasileira com países vizinhos, que aguardam a regularização de sua situação migratória no Brasil. Cerca de 350 desses imigrantes concentram-se apenas em Tabatinga (AM).
Em ofício ao Ministério das Relações Exteriores, Vanessa Grazziotin solicitou informações sobre medidas voltadas especificamente para esse grupo que vêm sendo tomadas pelo Conselho Nacional de Imigração a fim de regularizar sua situação migratória no Brasil.
Djalba Lima
07/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acordos internacionais sobre defesa, crimes e tráfico de pessoas são aprovados
CPI levanta informações sobre tráfico de pessoas em Manaus
CPI do tráfico de pessoas pede informações sobre inquéritos policiais
Parlamento do Mercosul quer unificar legislações sobre tráfico de pessoas
Comissão quer ouvir ministros sobre plano contra tráfico de pessoas
Brasil consolida combate ao tráfico de pessoas