CRE ACOLHE FUNDO PARA ASSISTIR POVOS INDÍGENAS



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em reunião presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP), aprovou na tarde de hoje (dia 2) parecer favorável a projeto de decreto legislativo que acolhe o acordo constitutivo do Fundo para o Desenvolvimento de Povos Indígenas da América Latina e Caribe, assinado pelo governo brasileiro, em Madri.

O senador Abdias Nascimento (PDT-RJ), ao relatar a matéria, explicou que a constituição do fundo destina-se a coordenar políticas de desenvolvimento, assistência técnica e fornecimento de recursos financeiros para capacitação e formação de recursos humanos e pesquisa sobre aqueles povos indígenas.

A CRE aprovou ainda pareceres favoráveis a projetos ratificando três acordos de cooperação técnica e científica firmados entre o Brasil e a Polônia, Alemanha e Itália, respectivamente, sendo que o primeiro foi relatado pelo senador Carlos Wilson (PSDB-PE) e os dois últimos, pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Outro parecer aprovado pelosmembros da comissão foi o relacionado a acordo para o estabelecimento do Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para a América Latina e o Caribe, assinado entre os governos brasileiro e mexicano. As matérias serão submetidas ainda ao plenário do Senado.



02/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas

SUBSISTEMA DE SAÚDE PARA POVOS INDÍGENAS PASSA NA CCJ

Evento discute políticas para povos indígenas no Brasil

Orçamento para povos indígenas não vem sendo executado, diz Mozarildo

Capiberibe cobra política de Estado para povos indígenas

Ideli destaca política de Lula para povos indígenas