CRE DISCUTE PROIBIÇÃO DO PORTE DE ARMAS



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deve discutir nesta terça-feira (dia 7) substitutivo do senador Pedro Piva (PSDB-SP) a projetos que restringem a comercialização e proíbem o porte de armas de fogo no Brasil.

Os projetos estão tramitando em duas comissões no Senado. Na CRE e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Piva manifestou na semana passada, durante a última reunião realizada pela CRE, divergências com a proposta senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que relata os projetos na CCJ.

O parecer de Calheiros proíbe o comércio de armas, exceção feita às forças armadas, às polícias e a colecionadores, entre outros. Já a proposta do relator na CRE, proíbe o porte, mas permite "o registro de armas destinadas à defesa de pessoas, desde que o requerente comprove bons antecedentes, comportamento social produtivo, capacidade técnica de manuseio e aptidão psicológica".

EMBAIXADORES

A CRE também vai votar duas mensagens do Presidente da República que tratam da nomeação de embaixadores. Cláudio Maria Henrique do Couto Lyra está sendo indicado para a embaixada do Brasil nas Filipinas e Oto Agripino Maia para a embaixada do Brasil no Vaticano.

06/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proibição do porte de armas está na pauta da CCJ

Proibição do porte de armas está na pauta da CCJ

Juvêncio posiciona-se contra proibição do porte de armas

DEBATE SOBRE PROIBIÇÃO DO PORTE DE ARMAS É ADIADO PELA CRE

CRE PODE VOTAR NA TERÇA PROIBIÇÃO DO PORTE DE ARMAS DE FOGO

Jefferson Péres: proibição do porte de armas não levará à redução significativa de homicídios