Jefferson Péres: proibição do porte de armas não levará à redução significativa de homicídios
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse nesta quarta-feira (23) que proibir o porte de armas é uma medida importante do ponto de vista moral, mas que não deverá diminuir significativamente o número de homicídios. Ele acredita que a maior parte das mortes são de responsabilidade de bandidos e policiais, que, por motivos distintos, continuarão a usar armas.
- Esse dia ficará marcado nos anais como aquele em que fizemos a coisa certa pelo motivo errado - afirmou o senador.
Na opinião de Jefferson Péres, a proibição do porte tem valor emblemático, ao mostrar que o Estado considera errado o cidadão usar arma para se defender nos espaços públicos, onde a segurança cabe ao poder público. A propósito, o parlamentar observou que a arma na mão de uma pessoa é ineficaz contra a ação de bandidos. Já os crimes ocasionais - por motivos fúteis e outros - devem diminuir, embora tenham efeito estatístico irrelevante.
O senador disse também esperar que a população, na consulta popular sobre a lei, em outubro de 2005, vote contra a proibição de comercialização e de posse de armas de fogo, já que isso significaria uma violência institucional.
23/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE DISCUTE PROIBIÇÃO DO PORTE DE ARMAS
Proibição do porte de armas está na pauta da CCJ
Proibição do porte de armas está na pauta da CCJ
Juvêncio posiciona-se contra proibição do porte de armas
DEBATE SOBRE PROIBIÇÃO DO PORTE DE ARMAS É ADIADO PELA CRE
CRE PODE VOTAR NA TERÇA PROIBIÇÃO DO PORTE DE ARMAS DE FOGO