CRE examina projeto sobre extradição de foragidos da Justiça
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se nesta quinta-feira (3), às 10h, para deliberar sobre uma pauta de 17 itens. Um deles é o projeto de lei do senador Romeu Tuma (PTB-SP) que altera a Lei nº 6.815/80, que criou o Conselho Nacional de Imigração, para definir a situação jurídica do estrangeiro no país e permitir a extradição de foragidos internacionais para países-membros da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
Com a proposição (PLS 118/08), Romeu Tuma pretende dotar a Polícia Federal de "instrumento ágil para a prisão de pessoas procuradas pela Interpol". Assim, tem a finalidade de alimentar um canal de informações entre os 186 países-membros da entidade, denominado "difusão internacional" e mais conhecido no meio policial como "difusão vermelha".
Conforme Tuma explica na justificação do projeto, a difusão vermelha significa uma "notícia" interna dos policiais federais sobre a existência de um mandado de prisão devidamente expedido pelas autoridades judiciais de um país-membro da Interpol, com vista à extradição do foragido internacional. Assim, a informação passa a ser utilizada como documento para o mandado de prisão internacional, facultando ao Supremo Tribunal Federal (STF) e às cortes superiores estrangeiras ordenar a prisão temporária do procurado por até 30 dias no país onde se encontrar.
A matéria recebeu parecer favorável do relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS), na forma de substitutivo e será apreciada em decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
27/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
COMISSÃO DE JUSTIÇA EXAMINA PROJETO SOBRE COOPERATIVAS
CRE examina acordo de extradição com cinco países
Ministro da Justiça da Itália reitera pedido em favor da extradição de Battisti
Ministério da Justiça discute com Estados Americanos auxílio mútuo para extradição
Projeto de Carlos Wilson dificulta extradição
CCJ examina projeto sobre reintegração de posse