CRE pode votar convite a Bustani nesta terça



A CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional reúne-se nesta terça (16), às 17h30, para discutir 11 matérias, entre elas o requerimento que convida o diplomata José Maurício Bustani, diretor-geral da Organização para Proscrição das Armas Químicas (Opaq), a prestar informações sobre as tentativas feitas por representantes norte-americanos de afastá-lo do cargo. O requerimento é do senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ).

A CRE deverá ainda examinar o tratado de transferência de presos e menores delinqüentes firmado entre o Brasil e o Paraguai, o qual poderá beneficiar cerca de 160 brasileiros presos no Paraguai e 65 paraguaios presos no Brasil. Com parecer favorável do senador Romeu Tuma (PFL-SP), o projeto estabelece que a aplicação do tratado exige que o delito cometido seja considerado crime nos dois países, caso em que o condenado poderá pedir para cumprir pena em seu país de origem.

O tratado foi proposto pelo ex-ministro da Justiça, Nelson Jobim, com o objetivo de beneficiar presos brasileiros no Paraguai e paraguaios cumprindo pena no Brasil. Ainda conforme o tratado, são reservadas ao Estado do remetente as prerrogativas de indulto, anistia ou comutação da pena imposta.

Também estará em votação na CRE requerimento do senador Jefferson Péres (PDT-AM), presidente da comissão, que convida os dirigentes do Movimento Shalom-Salam-Paz para falarem, em audiência pública, sobre o conflito palestino-israelense.



12/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMO pode votar PPA nesta terça-feira

CPI pode votar requerimentos nesta terça-feira

Senado pode votar nesta terça reajuste da tabela do IR

CAE pode votar Plano Nacional de Educação nesta terça

Orçamento pode votar alterações no Plano Plurianual nesta terça

Comissão pode votar nesta terça MP de socorro a vítimas da seca