Criação de duas ZPEs no Rio Grande do Sul pode ser votada nesta quarta-feira



Duas propostas de criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) poderão ser votadas nesta quarta-feira (1º) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A primeira prevê a criação de uma ZPE no município de São Borja e a segunda, no município de Itaqui, ambos no Rio Grande do Sul. ZPEs são distritos industriais nos quais é concedida a suspensão de impostos para empresas que exportem pelo menos 80% de sua produção.

Para o autor das propostas (PLS 130/09 e 155/09), senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), a localização dos municípios de São Borja e Itaqui, na fronteira com a Argentina, favorece a exportação de produtos, atendendo a requisito previsto em lei que regulamenta as ZPEs (Lei 11.508/2007). Ele considera que os incentivos previstos contribuirão para dinamizar a economia da região e lembra as condições favoráveis dos municípios para o escoamento de bens para países do Mercosul.

No que diz respeito a São Borja, Zambiasi destaca a existência do Centro Unificado de Fronteira, junto à Ponte da Integração, o que contribui "para reduzir o tempo para despacho aduaneiro, facilitando a colocação de produtos no mercado internacional". No mesmo sentido, ele lembra que há em Itaqui um porto "com movimentação significativa de cargas para exportação e importação".

As propostas receberam voto favorável dos relatores, senadores Roberto Cavalcanti (PRB/PB) e Pedro Simon (PMDB-RS). Após a votação na CDR, os projetos seguem para exame na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde terão decisão terminativa.



29/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Política de recuperação do salário mínimo pode ser votada nesta quarta-feira

Fim das coligações em eleições proporcionais pode ser votada pela CCJ nesta quarta-feira

PEC que determina votação separada de vetos pode ser votada nesta quarta-feira

Indicação de Emília Ribeiro para Anatel pode ser votada nesta quarta-feira

Comissão da Verdade pode ser votada nesta quarta na CCJ

SEM EMENDAS, CPMF PODE SER VOTADA NESTA QUARTA