TOCANTINS TERÁ UNIVERSIDADE FEDERAL



A criação de uma universidade federal em Tocantins, uma antiga e freqüente reivindicação dos políticos locais, foi atendida pelo governo federal. Projeto de autoria do executivo criando a Fundação Universidade Federal do Tocantins está tramitando no Senado e será examinado pelas comissões de Educação e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A implantação da universidade, que será vinculada ao Ministério da Educação, está sujeita a existência de dotação específica no orçamento da União. A sede da instituição será em Palmas, capital do estado.
Na exposição de motivos do projeto, o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, explicou que Tocantins é a única unidade da federação sem uma instituição de ensino superior federal. De acordo com o ministro, uma série de ações implementadas pelo governo federal tem provocado expansão acelerada do número de pessoas formadas no ensino médio, o que cria maior demanda por vagas no ensino superior. Além disso, lembra Paulo Renato, Tocantins vem apresentando crescimento populacional e econômico.
Tocantins conta com uma universidade criada pelo governo estadual, sob a forma de fundação de direito privado e outras três faculdades privadas. No conjunto, já existe um total de 2.500 vagas no ensino superior no estado.

29/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto permite doação de imóveis da Universidade Federal de Goiás para a Universidade Federal de Tocantins

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS TEM AVAL DA CCJ

CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NO TOCANTINS PASSA NA CE

CE EXAMINARÁ CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NO TOCANTINS

SIQUEIRA CAMPOS DIZ QUE SÓ TOCANTINS NÃO TEM UNIVERSIDADE FEDERAL

Eduardo registra criação da Universidade Federal do Tocantins