Cristovam convoca políticos e sociedade para que Brasília possa superar a atual crise e virar exemplo para o país



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) convocou a classe política e a sociedade civil do Distrito Federal a assumirem compromissos para que Brasília o possa superar atual crise - iniciada com a denúncia de corrupção no governo - e dar um exemplo ao resto do país. Ele lembrou que outros estados da Federação já enfrentaram escândalos semelhantes.

- Temos que assumir, todos nós, responsabilidade por ação ou por omissão. E, feito isso, nós temos a obrigação, diante do Brasil e das gerações de brasilienses mais novas, de encontrarmos um caminho para sairmos dessa situação. E isso vai exigir uma reformulação do processo democrático de eleição e do processo de governar o Distrito Federal - disse.

O senador sugeriu que os eleitores não aceitem mais votar em candidatos que não tenham "ficha limpa" e escolham os que coloquem a cidade e seus habitantes em primeiro lugar. Assim, em sua avaliação é possível começar a construir a ideia de um governo ético no comportamento e ético nas prioridades.

- Nós não podemos aceitar candidatos cujo passado carregue a mancha que poderá levar a sujeira ao futuro - alertou.

Cristovam observou, no entanto, que não basta eleger representantes honestos, mas é necessária também uma reestruturação da máquina pública que impeça a corrupção. Ele sugere a criação, por exemplo, de um "conselho social de gestão" do Distrito Federal, que seria formado por integrantes de entidades representativas da sociedade civil organizada com o objetivo de acompanhar e fiscalizar a execução do plano de governo.

Além disso, Cristovam sugere a criação de um "portal da transparência" para acompanhamento das contas da administração direta, empresas públicas, autarquias e fundações do governo do Distrito Federal. Propôs também uma auditoria externa independente para analisar todas as contas dos últimos 20 anos e a rescisão de todos os contratos do governo do DF com empresas envolvidas em escândalos de corrupção.

- São algumas das ideias que venho discutindo com algumas pessoas de tal maneira que possamos dizer que o Distrito Federal transformará a sua crise em alternativa, transformará a nossa vergonha no orgulho de virmos a ser, dentro de mais algum tempo, e não será rápido, exemplo de como governar bem para o Brasil. - disse Cristovam, depois de elencar outras sugestões.



25/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque: país precisa investir em tecnologia e inovação para superar crise

Para presidente do BNDES, atratividade do setor de infra-estrutura ajudará o país a superar crise global

Cristovam diz que economista Antônio Barros de Castro fará falta no atual momento de crise

Para Cristovam, pacote pró-consumo é solução de curto prazo para crise e não abre novos rumos para o país

Prédios usados para tortura de presos políticos do RJ podem virar memoriais

Simon diz que Lula precisa governar o país com a sociedade para sair da crise política