Cristovam defende acesso público a gastos de campanha
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (14), a aprovação pelo Congresso Nacional de um projeto "Conta Limpa", semelhante ao "Ficha Limpa", recentemente aprovado. Por essa lei, todos os candidatos a cargos eletivos ficariam obrigados a divulgar detalhadamente seus gastos de campanha.
Cristovam assinalou que, para que os eleitores possam fiscalizar os dispêndios dos candidatos, será necessário primeiro que se crie lei fixando os limites de gastos nas campanhas para cada tipo de cargo político - vereador, prefeito, deputado estadual ou distrital, governador, senador e presidente da República.
- A possibilidade de gastar de maneira ilimitada faz com que muitos candidatos com ficha limpa não estejam ganhando democraticamente - alertou.
Cristovam considerou ainda necessário, para tornar efetiva a medida de transparência dos gastos de campanha, a abertura do sigilo bancário dos candidatos e a divulgação dos nomes dos doadores de recursos para as campanhas eleitoras.
Em aparte, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Papaléo Paes (PSDB-AP) e Edison Lobão (PMDB-MA) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Cristovam.
14/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam cobra de Lula sanção da lei que garante acesso ao ensino médio público
Cristovam defende federalização do ensino público
Marisa Serrano defende financiamento público de campanha
DUTRA DEFENDE A IMEDIATA APROVAÇÃO DO FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA
VALADARES DEFENDE FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA CAMPANHA ELEITORAL
Anibal Diniz defende reforma política com financiamento público de campanha