Cristovam defende CPI para a educação



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu nesta quarta-feira (25), em Plenário, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas estruturais do retrocesso na qualidade do ensino no Brasil. Segundo ele, o país vive um "apagão intelectual" que poderá comprometer o futuro das próximas gerações.

- É preciso debater os motivos que fazem com que um editorial de 50 anos atrás continue tão atual - disse Cristovam, referindo-se a um editorial publicado pelo jornal O Globo há 50 anos, em 25 de abril de 1957, em que a publicação critica a qualidade do ensino e a falta de escolas no país.

Com o título de "País Ameaçado", o editorial já apontava que, "de ano a ano, mais se compromete o quadro de ensino no Brasil e não é apenas a falta de escolas, mas também a qualidade da educação ministrada".

"Se tivéssemos de fazer uma síntese do assunto", continua o editorial, "poderíamos dizer que hoje, entre nós, ensina-se pouco e mal. Não se fazem necessárias maiores especulações para avaliar o que isso representa para o País nessa fase de inegável progresso material a reclamar, em todos ossetores, homens capacitados científica e tecnologicamente a fim de assegurar aplicações das conquistas mais recentes da ciência e da técnica no processo de desenvolvimento".

Cristovam disse que o requerimento para a criação da CPI já conta com 31 assinaturas, quatro a mais do que o necessário para a abertura do colegiado, mas que irá esperar ainda pela adesão de outros senadores à idéia, antes de encaminhar o requerimento à Mesa do Senado.

- Não quero dar entrada ainda. Não posso entender como a gente não tem outras assinaturas aqui. Vou procurar pessoalmente cada um desses [senadores] que não assinaram. Aqueles que disserem 'não quero' não vou procurar, obviamente, mas aqueles que disserem 'vou consultar a minha bancada' vou esperar, para dar entrada neste pedido quando tivermos um número ainda maior, mais consistente - explicou o senador pelo PDT do Distrito Federal.



25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam defende destinação de parte dos recursos do pré-sal para a educação

Cristovam defende movimento para revolucionar a educação no país

Cristovam defende federalização da educação para resolver crise das instituições

Cristovam defende educação abrangente e de qualidade para meninas do Brasil

Cristovam defende destinação de 'royalties' para a educação por meio de projeto de lei

Empenho pela Educação deveria ser similar ao esforço para a Copa, defende Cristovam