Cristovam faz sugestões para agenda proposta por Renan



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fez nesta segunda-feira (12) uma série de sugestões para a agenda de trabalho de cem dias proposta no início da legislatura pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Para o parlamentar pedetista, é preciso investir em educação e na criação de empregos, além de realizar a reforma política.

- O Congresso Nacional está distante das necessidades do povo, divorciado do país - disse Cristovam, a propósito dos temas que têm dominado os debates dentro do parlamento nos últimos dias: o caso do menino morto de forma cruel por bandidos no Rio de janeiro e a formação de blocos partidários.

Mas ele fez uma ressalva positiva em relação à idéia do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) de apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para criar um fundo de combate à violência e apoio a vítimas da criminalidade.

- Comprometo-me a assiná-la - disse o senador pelo DF.

Cristovam pregou a necessidade de um "radical programa de empregos", citando como exemplos a falta de cem mil alfabetizadores e de trabalhadores que atuem no replantio de florestas. Outra proposta do senador, presidente da Comissão de Educação (CE) do Senado, é que o programa Bolsa-Família retome o critério do extinto Bolsa-Escola, e exija a freqüência escolar dos filhos de beneficiados pela renda mensal concedida pelo governo.

A educação se beneficiaria também da federalização da carreira de professor do ensino básico, de modo a remunerar melhor essa parcela do magistério. E o senador propõe, ainda, o pagamento de um indenização aos analfabetos assim que conseguissem sair dessa condição.

Em aparte, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) mostrou-se preocupada com o projeto do governo para informatização em massa das escolas, como se apenas equipá-las com computadores garantisse por si só a elevação do nível de ensino. Cristovam associou o entusiasmo do governo com a informatização a alguma estratégia de marketing político ou ao interesse na venda de computadores.



12/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam faz sugestões de leitura para Obama

Cristovam: presidente Dilma precisa ouvir sugestões dos senadores para a faxina

Renan Calheiros entrega sugestões do PMDB para reforma tributária

Senadores vão apresentar sugestões à proposta de empréstimo do BNDES para setor de comunicação

Ministra do STJ entrega a Renan sugestões para ampliar benefícios do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Zulke faz sugestões à proposta de Simplificação Tributária