Zulke faz sugestões à proposta de Simplificação Tributária



Projeto do Simples prevê descontos no ICMS para empresas com seis empregados e Zulke estende o benefício para quem emprega três trabalhadores

Após participar das reuniões do Fórum Democrático de Desenvolvimento da Assembléia e de encontros promovidos por entidades empresariais para debater o projeto do Executivo de simplificação tributária para micro e pequenas empresas, o vice-presidente da Comissão de Finanças e Planejamento do Legislativo, Ronaldo Zülke (PT), encaminhou duas sugestões à Secretaria da Fazenda: ampliar a faixa de desconto de ICMS por empregos e ampliar os benefícios para os estabelecimentos que criarem novos postos de trabalho. “O projeto em discussão prevê descontos de ICMS para as empresas que têm a partir de 6 empregados e estamos defendendo que o benefício seja estendido aos estabelecimentos que empregam um mínimo de três trabalhadores”, explica Zülke.

De acordo com o deputado, entidades representativas do setor, como a Fecomércio e Associações Comerciais e Industriais, também apresentaram esta reivindicação.

Em reunião realizada em São Leopoldo, o secretário estadual da Fazenda, Arno Augustin, revelou que irá incorporar as sugestões na proposta que será encaminhada à Assembléia. Ronaldo Zülke confirmou que o governo pretende que o projeto seja votado ainda neste semestre, o que permitirá que a nova legislação entre em vigor no próximo ano. “Acreditamos que a matéria será aprovada por unanimidade, a exemplo do que aconteceu com a Uergs e o salário mínimo regional”, observa o parlamentar.

Segundo Zülke, ao ampliar o desconto no pagamento de impostos para os empresários que empregarem a partir de três trabalhadores e determinar outros benefícios para cada novo emprego gerado, o governo está estimulando os pequenos estabelecimentos a criarem postos de trabalho. “Esta é uma inovação importante, pois um mercado com faturamento anual de R$ 120 mil que possuir 10 trabalhadores pagará menos imposto do que uma empresa com as mesmas características, mas com menos empregados”, revela o parlamentar.

Zülke assinala que a simplificação tributária também vai ajudar na sobrevivência das micros e pequenas empresas, pois muitas fecham as portas em função da burocracia. “O projeto facilita a vida dos pequenos, estimula o emprego, combate a sonegação e atende um pleito dos próprios comerciantes. Isto é desenvolvimento”, sintetizou o líder petista. A proposta fixa seis faixas de contribuição proporcionais a receita bruta dos estabelecimentos. As micros empresas com faturamento até R$ 45 mil permanecem isentas.

10/17/2001


Artigos Relacionados


Zulke apresenta proposta de simplificação tributária

Governo aceita proposta de Zulke para simplificação tributária

Zulke diz que sugestões da comunidade enriquecem projeto do governo

Lindberg defende simplificação tributária

Mercadante defende simplificação tributária para promover justiça social

Paulo Bauer critica política econômica do governo e pede simplificação tributária