Cristovam pede desculpas a família de torcedor que morreu devido a coronhada



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou nesta sexta-feira (12), em Plenário, pedido de desculpas à família de Nilton César de Jesus, torcedor paulista falecido no dia anterior, no Hospital de Base do Distrito Federal. Ele morreu devido a um trauma encefálico decorrente de golpe desfechado por um policial militar, com a coronha de uma arma. O incidente ocorreu após jogo que decidiu o título do Campeonato Brasileiro de Futebol, no último domingo, no estádio Bezerrão, no Distrito Federal.

Cristovam disse que, como representante do Distrito Federal, sentia-se na obrigação de pedir desculpas não somente à família, mas aos torcedores do São Paulo, time pelo qual Nilton torcia, e a todos os paulistas. Ele lamentou o episódio que vitimou o jovem, "que veio aqui assistir a um jogo de futebol, torcer pelo seu time e voltou para sua cidade natal morto, dentro de um caixão".

- Não se pode deixar que aconteça uma coisas dessas com um jovem de 26 anos - disse ele.

Além da coronhada, Nilton foi atingido por um tiro da mesma arma, que não estava travada e disparou no momento do golpe (a perícia demonstrou, porém, que a causa mortis foi a coronhada no crânio). Segundo informações divulgadas na imprensa, o policial tentava controlar uma briga entre torcedores das duas equipes - o São Paulo jogaria contra o Goiás, o qual havia perdido o mando de campo e, em vez de atuar em Goiânia, teve de fazê-lo no estádio Bezerrão, localizado na cidade do Gama. Para o senador, se houvesse um bom hospital próximo ao estádio, o jovem poderia ter tido mais chances de sobreviver.

Cristovam disse ainda que a polícia do Distrito Federal é uma das mais preparadas de todo o país. Por isso, argumentou, não podia deixar isso acontecer.

- Eu nem diria que foi uma "maldade daquelas", porque o policial jamais imaginava que isso iria ocorrer. E a gente viu a reação dele [do policial], de desespero, quando percebeu que o corpo do jovem estava no chão - afirmou.



12/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam pede desculpas por ter apoiado mínimo de R$ 260

Brasil pede desculpas formais à família do militante Arnaldo Cardoso Rocha

PM PEDE DESCULPAS POR INCIDENTE COM SUPLICY

Demóstenes pede desculpas e se diz alvo de campanha difamatória

Gilvam Borges pede desculpas aos depoentes da CPI do Futebol

Ideli pede desculpas a Virgílio por citá-lo em sua ausência