Cristovam quer federalizar educação e priorizar saúde
O senador eleito pelo Distrito Federal Cristovam Buarque (PDT-DF) pretende apresentar durante seu segundo mandato projetos de lei que tornarão o ensino no Brasil responsabilidade União. Uma das propostas é criar a Carreira Nacional do Magistério, tornando incumbência do governo federal a gestão das escolas públicas em todo o país - ou seja, as escolas municipais e estaduais passariam a ser federais. O outro projeto do senador será o Programa Federal de Qualidade Escolar em Tempo Integral, que aumentará as horas de permanência do estudante na escola.
Ao fazer planos acerca do novo mandato, ele explicou que, assim como a educação, a saúde será uma das suas grandes prioridades no Congresso Nacional nos próximos oito anos.
- Saúde e educação compõem o que a gente quer garantir como condições absolutamente iguais a todos; e seria imoral haver diferença entre essas duas bandeiras - justificou o ex-ministro da Educação e ex-governador do Distrito Federal, que renovou o mandato com 37% dos votos válidos e teve a melhor colocação na disputa pelo Senado no DF.
Cristovam disse que trabalhará para melhorar a vida dos cidadãos com mais renda, emprego e moradia. Ele frisou a importância de normatizar o uso sustentável e a reposição dos recursos naturais a fim de garantir que cada geração tenha o mesmo direito a um meio ambiente viável.
13/10/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil deve priorizar educação e ecologia, alerta Cristovam Buarque
Valadares quer priorizar educação para reduzir desigualdades regionais
Brasil precisa priorizar investimentos em infraestrutura, saúde e educação, alerta Papaléo
Cristovam quer compromisso das mídias com educação
Cristovam agradece reeleição e afirma que defenderá saúde e educação
Cristovam quer cientistas nas escolas de educação de base