Cristovam se diz preocupado com aumento de exploração sexual de menores durante a Copa



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou preocupação com a possibilidade de aumento da exploração sexual de menores durante a Copa do Mundo de 2014. Em sua opinião, isso poderá acontecer tendo em vista a recente absolvição, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), de um acusado de prática de relações sexuais com uma menor, pelo fato de ela já ter tido relações anteriores.

Já para o senador Wellington Dias (PT-PI), o governo deveria estar trabalhando para organizar um sistema de segurança para a Copa do Mundo que contemple todos os aspectos do problema. Em sua avaliação, o debate permanece muito focado na questão das bebidas alcoólicas, mesmo após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter considerado esse tipo de bebida uma droga.

Segundo Wellington Dias, “o Congresso passa a impressão de que está com vergonha de tomar uma decisão correta ao considerar a bebida alcoólica uma droga”. Em sua opinião, se liberar as bebidas alcoólicas nos estádios, o governo estará se submetendo ao cartel dos comerciantes.

- Não podemos vacilar perante esse assunto. Se existe alguém no mundo que pensa diferente, não podemos seguir o caminho dele. Devemos fazer a coisa certa, para termos uma Copa com toda a grandeza que podemos oferecer – ressaltou o senador.

As afirmações foram feitas durante audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado para debater o projeto de lei da Câmara (PLC 10/12) que estabelece a chamada Lei Geral da Copa. Participaram do debate o presidente da Comissão Nacional de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, o procurador de Justiça e Minas Gerais José Antonio Baeta de Melo Cançado, e o secretário adjunto da Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Rubem Peixoto Alexandre.

Mais informações a seguir 



02/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam manifesta preocupação com prostituição de menores durante a Copa

VAI A SANÇÃO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

SANCIONADO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

BENEDITA: AUMENTAM CASOS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES NO RJ

Alterações legislativas buscam coibir exploração sexual de menores

Serys destaca trabalho de CPI contra exploração sexual de menores