Cristovam: todos os ganhos do pré-sal devem ir para a educação
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu que todos os recursos provenientes da exploração de petróleo na camada pré-sal sejam destinados à educação. Ele afirmou que, assim, "pode-se transformar um recurso esgotável em uma fonte de recursos inesgotável: a inteligência". O senador fez essas declarações nesta quinta-feira (8), durante audiência pública sobre o tema promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), da qual ele é presidente.
Cristovam ressaltou que não há novidade no fato de o país contar com um produto de destaque no mercado internacional. Ele lembrou que, "no passado, o Brasil já teve o açúcar, a borracha, o café e o ouro [como principais itens de sua pauta de exportações], mas tudo isso deixou poucos resultados para o país, seja do ponto de vista da soberania, seja do ponto de vista da qualidade de vida da população; o Brasil permaneceu desigual tanto antes quanto depois desses produtos".
- Esses recursos [do pré-sal] não podem ser desperdiçados como o foram antes. Por isso, precisamos fazer um grande debate - disse ele.
O senador alertou ainda para o eventual fim das reservas nacionais de petróleo - inclusive aquelas da camada pré-sal -, o que "pode acontecer em 10, 20, 30 ou 50 anos, mas que certamente vai ocorrer". E também alertou para a possível substituição, no futuro, do petróleo por outras fontes de energia.
- É por isso que temos de aproveitar esta oportunidade para construir marcos permanentes na vida social brasileira, para transformar um recurso provisório em uma fonte inesgotável de recursos - argumentou ele, ao reiterar sua proposta de que todos os recursos advindos do pré-sal sejam investidos na educação.
Mas Cristovam também afirmou que "não se pode apenas esperar pelos recursos do petróleo" e que "é um crime adiar os investimentos na educação em nome do pré-sal, inclusive porque não se tem certeza absoluta quanto à quantidade e à qualidade do que se vai encontrar nessas novas reservas".
08/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam Buarque lança jornal com ideário de educação para todos
Cristovam Buarque pede que Dilma mantenha ganhos reais para professores
Cristovam: rigor da Lei de Responsabilidade Fiscal deve se estender a todos os setores fundamentais, como educação e saúde
Mudanças tributárias devem manter ganhos de arrecadação, defendem especialistas do governo
PARA EDUARDO SUPLICY, TODOS OS DEPOIMENTOS DEVEM SER PÚBLICOS
Cristovam sugere bandeira da escola igual para todos