Crivella anuncia marcha em defesa dos 'royalties' e diz que Dilma pode apresentar proposta alternativa
Será realizada nesta quinta-feira (10), a partir das 15h, no Centro do Rio, a passeata "Contra a injustiça e em defesa do Rio", contra a aprovação do projeto que redistribui os recursos dos royalties do petróleo. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) anunciou a manifestação, que tem concentração na Igreja da Candelária.
- A sociedade fluminense irá expressar sua indignação contra a votação dos royalties. Será ponto facultativo. Amanhã, a sociedade organizada, igrejas, sindicatos, empresas vão para as ruas, com todo o direito, para protestar contra uma decisão que não honra as tradições de ponderação, de tolerância, de bom senso desta Casa - protestou.
Crivella fez um apelo à presidente Dilma Roussef para que formule uma proposta alternativa sobre o assunto.
- A presidente discorda da decisão do Senado. Não adiantou se vai vetar ou não, e nem eu perguntaria sobre isso, mas ela sabe que não foi a melhor decisão e sabe também que poderemos contar com ela para, aí sim, construirmos alguma coisa digna e honrada que possa engrandecer este país e manter o Rio de Janeiro e o Espírito Santo sem o aviltamento de suas riquezas - disse.
Na avaliação do senador, a proposta aprovada e que tramita agora na Câmara dos Deputados, não tem legitimidade e é fruto de uma "ambição fantasiosa". Além disso, não se sustenta por não atacar as desigualdades regionais, preceito expresso nas Constituições desde a de 1824. Crivella admitiu que há desigualdades claras entre o estado do Rio e o Nordeste, mas lembrou que não há disparidades entre os estados produtores e outras unidades da federação, como São Paulo, que teriam aumento de receita com a aprovação do projeto.
De acordo com Crivella, o Rio de Janeiro terá de fechar escolas e hospitais, não poderá honrar sua dívida com a União, nem cumprir compromissos com a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.
09/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
PMDB vai apresentar uma proposta alternativa ao PNE
Crivella anuncia que vai apresentar emenda à reforma tributária
Proposta referente aos 'royalties' do petróleo causa apreensão, diz Marcelo Crivella
Jucá anuncia que governo deve apresentar em setembro nova proposta de reforma tributária
CPI pode apresentar proposta para prisão preventiva de pedófilo condenado em outro país
Wellington Dias anuncia reunião para debater MP dos 'royalties' e veto de Dilma