Crivella quer garantir férias proporcionais a empregado doméstico demitido



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) apresentou projeto de lei que assegura aos empregados domésticos demitidos o direito a férias proporcionais referentes ao período mínimo de seis meses de trabalho anteriores à data da rescisão do contrato. Segundo o parlamentar, atualmente o direito às férias dos trabalhadores domésticos corresponde sempre a um período aquisitivo de 12 meses prestados à mesma pessoa ou família.

A proposta (PLS 257/2010) tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será votada em decisão terminativa. Crivella explicou que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-Lei 5452/43) excetuou os empregados domésticos dos direitos nela assegurados aos trabalhadores em geral. Depois dessa exclusão, conforme o senador, foram implementadas diversas normas legais visando assegurar aos domésticos os direitos atribuídos às demais categorias de trabalhadores.

O parlamentar afirmou que, seguindo a tendência natural de equivalência, a lei que dispõe sobre a profissão de empregado doméstico (Lei 5.859/72) reconheceu à categoria os direitos a férias, ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS ), à Previdência Social, à estabilidade da gestante e à anotação de emprego na carteira de trabalho.

Entretanto, conforme Crivella, tais direitos "não esgotam a pretendida igualdade", o que obriga o Poder Judiciário a resolver os casos controversos na legislação, como a indenização de férias proporcionais no momento da rescisão do contrato de trabalho.

O entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) é de que o direito do trabalhador doméstico a férias proporcionais é amparado pela Constituição, pelo Decreto 71.885/73 (que regulamentou a Lei 5.859/72) e pela Convenção 132 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil e incluída na ordem jurídica interna.

O projeto de Crivella visa incorporar esse entendimento à legislação, evitando controvérsias nas relações entre patrões e empregados, que às vezes acabam indo para a Justiça.



27/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá apresenta projeto que garante pagamento de multa a empregado doméstico demitido

Osmar Dias quer dar férias de 30 dias para empregado doméstico

Empregado doméstico poderá ter férias de 30 dias

Empregado doméstico terá 30 dias de férias

Heloísa quer estender auxílio-acidente a empregado doméstico

Carlos Bezerra quer estender auxílio-acidente ao empregado doméstico