Cunha Lima lê poema para pedir a transposição do São Francisco



Na homenagem prestada aos 500 anos da descoberta do Rio São Francisco, nesta terça-feira (dia 2), o senador Ronaldo Cunha Lima (PSDB-PB) defendeu a transposição de suas águas recitando versos de sua autoria com um apelo ao presidente da República, Fernando Henrique. No poema Canto das Águas , o senador pede: "nos conceda bem mais do que o chuvisco/das águas de um poço artesiano/transportando para o solo paraibano/as vazantes do Rio São Francisco".

Ronaldo Cunha Lima disse que a preocupação dos nordestinos, de resgatar a vida plena do rio, revitalizando o seu curso e recuperando seu leito e suas margens, é procedente, acrescentando que preocupações e esperanças integram o Nordeste, com o incentivo de Minas Gerais.

Cunha Lima lembrou que já se passaram alguns séculos do conhecimento pelo colonizador do rio da integridade nacional e que, desde então, o São Francisco "conduz a cultura e a esperança de um povo, símbolo moderno da tolerância e do sincretismo racial". O senador citou escritores e poetas que se inspiraram no "velho Chico", como Guimarães Rosa, Castro Alves e Luiz Gonzaga e repetiu as palavras de Demócrito Rocha, para quem "o São Francisco é uma artéria que sai do coração do Brasil para nutrir partes sedentas de seu corpo".

- É isso o que cobramos, como solidariedade fraternal: uma transfusão de águas para garantir a sobrevivência do povo nordestino - disse o senador.

02/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


RONALDO CUNHA LIMA APLAUDE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

RONALDO CUNHA LIMA PEDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

RONALDO CUNHA QUER TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO

Mão Santa lembra que Euclides da Cunha defendeu a transposição do São Francisco

TV SENADO ENTREVISTA FRANCISCO DORNELLES E CUNHA LIMA

Transposição do São Francisco leva Almeida Lima a criticar o presidente Lula