Transposição do São Francisco leva Almeida Lima a criticar o presidente Lula



Senador Almeida Lima (PDT-SE) criticou nesta quinta-feira (8) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ele ter anunciado a transposição das águas do Rio São Francisco. Ele ressaltou que a medida é tecnicamente inadequada, uma vez que as atuais condições do rio aconselham providências para a sua revitalização. Além disso, afirmou o senador, o anúncio é uma forma de obter o carimbo do Senado para a reforma tributária, -que é danosa ao Nordeste-.

Almeida Lima disse ainda que embora o presidente da República tenha prometido realizar a transposição das águas do São Francisco no mesmo dia em que esteve no Congresso para entregar os projetos das reformas (a 30 de abril passado), ele negou que o tivesse feito, na última segunda feira (5), em visita ao estado de Sergipe.

Para o senador, é inexplicável que populações ribeirinhas, como a do município de Poço Redondo, a 6 quilômetros do Rio São Francisco, continuem -morrendo de fome e sede- por falta de investimentos para irrigação, enquanto se fala da transposição das águas por centenas de quilômetros.

- Isso seria o mesmo que se descobrir os pés para cobrir a cabeça, ou pior ainda, é uma postura impensada e se pensada foi demagógica - afirmou.

Almeida Lima disse que incluía o anúncio da transposição do São Francisco entre as medidas que são tomadas por aqueles que não pretendem atender aos interesses do Nordeste.

- Então, encontram-se formas políticas para se estabelecer a cizânia. No entanto, devemos continuar unidos para pleitearmos a revitalização do São Francisco e a transposição das águas de outras bacias do norte ou do Centro-Oeste do país - disse.

O senador também criticou a proposta de reforma tributária proposta pelo governo por prejudicar a Região Nordeste. Ele lembrou que os bens produzidos no Sudeste (manufaturados: geladeiras, liquidificadores, carros, panelas) pagam seus impostos no local da produção e não da circulação, enquanto os bens produzidos no Nordeste (minerais e energia elétrica) pagam seus impostos no local da circulação, sendo o Sudeste seu maior consumidor.

Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), em aparte, disse que as críticas de Almeida Lima são procedentes. Ele criticou a falta de cuidado com os projetos estruturantes no que diz respeito á água, afirmando que o Proágua, por exemplo, está parado a despeito de uma declaração de todos os governadores do Nordeste para que aquele projeto fosse retomado. O financiamento é do Banco Mundial (Bird), e os US$ 30 milhões poderão voltar porque não estão sendo aplicados.

Efraim Morais (PFL-PB) também se solidarizou com Almeida Lima e lamentou que o presidente diga uma coisa em Brasília e outra quando está no Nordeste. -Ele ainda não saiu do palanque- - criticou.



08/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima volta a criticar caos nos aeroportos e companhias aéreas

RONALDO CUNHA LIMA APLAUDE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

RONALDO CUNHA LIMA PEDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Cunha Lima lê poema para pedir a transposição do São Francisco

Almeida Lima quer água do São Francisco também no interior de Sergipe

Almeida Lima diz que Lula fez "piada de mau gosto"