Decisão que obrigou a venda de pão francês por quilo será tema de debate



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realiza audiência pública nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, para discutir se o governo acertou ou não ao obrigar as padarias e supermercados a venderem o pão francês por quilo - medida que está em vigor desde outubro do ano passado. Antes, o pãozinho de sal - comum na mesa do brasileiro - era comercializado por unidade.

A audiência pública foi solicitada pelo senador Sibá Machado (PT-AC) e terá por meta principal aprofundar os debates em torno do projeto de lei de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), em tramitação na CMA, que autoriza a venda do pão francês tanto por peso quanto por unidade de 50 gramas, de acordo com a escolha do consumidor. Para o senador, vender o pãozinho de sal apenas por quilo prejudica as classes mais pobres.

Foram convidados para a reunião o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf,; o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Alziro Hertz; o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), Antônio Carlos Henriques, além de Marcos Vinícius Pó, representando o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

19/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE debate nesta quarta decisão do Cade sobre venda da Garoto

ACM apresenta projeto para permitir a venda do pão francês por unidade

Ipem: Comerciantes tem até outubro para iniciar venda do pão francês por peso

Cooperação amazônica será tema de debate

Política externa será tema de debate na CRE

Justiça: Comerciantes terão até outubro para iniciar a venda do pão francês por peso