Delcídio propõe o afastamento do cargo de senadores que sofrerem representação



Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), o senador Delcídio Amaral (PT-MS) anunciou que irá apresentar projeto de resolução (PRS) determinando o afastamento preventivo de senadores que ocupem cargos na Mesa, a presidência de comissões ou a corregedoria no caso de ser apresentada representação regimental contra seus atos.

Delcídio justificou a proposição assinalando "sentir-se obrigado a tomar uma atitude à altura da importância histórica do Senado, diante das crises já vividas e solucionadas pela instituição".

- Estamos diante de uma outra crise. Por essa razão, confio na capacidade do Senado Federal de desincumbir-se a contento de suas prerrogativas constitucionais, em especial, daquelas que envolvem os assuntos internos e se refletem sobre a dignidade da conduta de seus membros. De outra forma, não mereceríamos o mandato que nos foi confiado - argumentou o senador.

Delcídio disse ainda que sua proposição atende aos princípios jurídicos da Justiça,discutindo os processos com clarividência e sempressão externa.

- É a crença que a Justiça deve prevalecer por inteiro e sem adjetivos, consagrada de todos os sacramentos que a fazem única, diferente dos processos de linchamento porque amparada na impessoalidade, na legalidade e no direito amplo de defesa - afirmou.

04/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy propõe afastamento do cargo de candidatos à reeleição

Projeto propõe afastamento de cargo da Mesa de senador denunciado por quebra de decoro

Ana Amélia defende afastamento do cargo para candidatos à reeleição

Expedito Júnior pretende recorrer da decisão do STF que determina seu afastamento do cargo

Jefferson Péres e Pedro Simon pedem afastamento de Renan do cargo de presidente

Senado aprova afastamento preventivo de senador em caso de representação ao Conselho de Ética