Demóstenes diz que parlamentares não estão cumprindo suas obrigações



O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse, nesta quarta-feira (27), que a culpa pelo Congresso Nacional estar perdendo a sua utilidade é dos próprios parlamentares, que não estão cumprindo com suas obrigações. Ele lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que não configura extrapolação de funções o presidente do Senado, que preside as sessões conjuntas do Congresso, devolver medida provisória que não tenha relevância e urgência.

- Se o senhor presidente da República - o que não é de agora e nem é desse governo - edita medidas provisórias que não têm relevância e que não têm urgência, e nós votamos, é porque estamos agachados. Existem interesses maiores do que até os interesses do povo. Agora, existe um homem encarregado por nós todos de zelar pela Constituição, que tem o poder e a iniciativa, que é justamente o presidente do Senado. Se os líderes não querem cumprir, V. Exª tem a obrigação de passar por cima dos líderes, porque acima deles está a Constituição do Brasil - afirmou.

Demóstenes disse que há três semanas havia solicitado ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, que colocasse em votação a proposta de emenda à Constituição (PEC), de sua autoria, que acabava com o nepotismo. Ele assinalou que a PEC foi feita há cinco anos e o Senado deixou de votá-la, levando o STF a decidir sobre a questão e a emitir uma súmula vinculante.

- O presidente da República disse que vai propor um projeto concordando exatamente com um projeto de lei que aprovamos na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e que está na gaveta do presidente [do Senado, Garibaldi Alves]. É o 'ficha suja', que não temos coragem de votar - disse o senador.

Demóstenes lembrou ainda o projeto que disciplina o uso de algemas pelas forças policiais, que "ficou quatro anos na gaveta", e o projeto que acaba com a figura do suplente de senador, que também aguarda votação.



27/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Consórcio de Belo Monte não está cumprindo obrigações socioambientais, denunciam municípios

PROCURADOR ACREDITA QUE "LAVAGEM" DIMINUI SE BC CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES

HELOÍSA HELENA QUER QUE SENADO CUMPRA SUAS OBRIGAÇÕES CONSTITUCIONAIS

Construtores de hidrelétricas não estão cumprindo compensações, diz Gurgacz

Parlamentares defendem suas emendas em discussão da MP 627

STF mudou suas regras de interpretação, diz Demóstenes sobre julgamento da Lei da Ficha Limpa