Deputados em Santa Rosa para debater desigualdades regionais



Além de Santa Rosa, o Fórum também trata das Desigualdades em encontros em Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta, em roteiro que começa na quinta-feira pela manhã e prossegue até sexta-feira à noite


O Fórum Democrático da Assembléia Legislativa discute as desigualdades regionais às 9h30min desta quinta-feira, dia 08/11, no Centro Cívico de Santa Rosa.

O líder da bancada do PT deputado Elvino Bohn Gass, adiantou que o projeto de desenvolvimento do governo Olívio Dutra inverte a lógica de atrair empresas estrangeiras e fortalecer os grandes grupos. "Nosso projeto reforça as potencialidades da matriz produtiva gaúcha, conformada por uma cadeia econômica que articula a agricultura com os setores secundário e terciário, como indústria, comércio e serviços", explica o parlamentar petista, para quem esta otimização da matriz econômica evidencia a diretriz da política econômica do desenvolvimento regional.


Segundo Bohn Gass, este programa implica na participação do Estado como indutor do processo econômico no desenvolvimento social. Isto é a um só tempo a geração e distribuição de renda e a preservação ambiental. "O governo anterior, defendia a participação do Estado na economia só para beneficiar os grandes. Nosso projeto de desenvolvimento, em contrapartida, afirma a convicção de um Estado comprometido com a justiça social. Isso se dá pela desconcentração da produção e distribuição da riqueza no plano das camadas sociais e das regiões do Estado", assinalou.


Quando afirma a necessidade de fortalecer as vocações da economia gaúcha, com diversificação, renovação tecnológica e gerencial, Bohn gass está se referindo à decisão de descentralizar o desenvolvimento, induzindo a articulação econômica entre as regiões mais avançadas e as potencialidades daquelas regiões que enfrentam problemas para praticar suas vocações. "Em menos de três anos de administração implementamos ações com inúmeras iniciativas e programas políticos", arrematou.

Programas desenvolvidos pelo governo Olívio
- Incubadoras Empresariais,
- Centros Regionais de Desenvolvimento, Trabalho e Renda,
- Programa de Economia Solidária,
- Programa de Fortalecimento da Vitivinicultura Gaúcha,
- Apoio aos Sistemas Locais de Produção - SLPs,
- Apoio e Modernização do Setor Coureiro-calçadista,
- Pólo de Informática,
- Apoio ao Setor Moveleiro
- Programa de Incentivo ao Turismo Interno,
- Apoio ao Setor Conserveiro,
- Pólo de Cerâmica,
- Seguro Agrícola e política para o Setor e Reforma Agrária,
- Instalação de Centro Tecnológico - Ceitec,
- Programas para o Setor Pesqueiro,
- Uergs (com perfil de Universidade Tecnológica voltada para o desenvolvimento de vocações existentes e para a gênese de novas atividades a partir de potencialidade latentes)
- Programa de Extensão Empresarial

11/07/2001


Artigos Relacionados


CAE convoca Ciro Gomes e Carlos Lessa para debater desigualdades regionais

Para Mão Santa, os 'royalties' devem ser usados para diminuir desigualdades regionais

Mozarildo alerta para desigualdades regionais

GROS: DESIGUALDADES REGIONAIS NÃO ACABARÃO DA NOITE PARA O DIA

ACM CRITICA DESIGUALDADES REGIONAIS AO FALAR PARA ESTAGIÁRIOS DA ESG

Nova da Costa: interiorização é solução para desigualdades regionais