Nova da Costa: interiorização é solução para desigualdades regionais
Nova da Costa voltou a ressaltar os esforços do governo José Sarney na diminuição das desigualdades regionais, em especial, promovendo a economia da região Norte. Para ele, o período conhecido como a "Nova República" foi marcado pela promoção do resgate político, econômico e cultural do país, com destaque para linhas de ações visando à interiorização em áreas prioritárias da Amazônia.
No período, lembrou o senador, o antigo território teve implantada a primeira hidrelétrica da Amazônia - a usina de Paredão -, responsável hoje pela geração de 40 megawatts de energia. Outro feito importante, segundo ele, conseguido a partir dos esforços dos governos federal e do Amapá, foi o projeto de desenvolvimento do Vale do Araguari.
Nova da Costa citou pronunciamento feito pelo então presidente Sarney, em 1986, sobre a importância da interiorização como forma de resgate da justiça social.
- Vamos nos unir e conquistar o interior. Um país que tem a Amazônia não pode temer o seu futuro - disse o senador, reproduzindo trecho do discurso do ex-presidente em visita ao Oiapoque, ponto extremo norte do estado.
Na presidência da sessão, o senador Edison Lobão (PFL-MA) associou-se às homenagens feitas por Nova da Costa ao ex-presidente e à sua esposa, Marli Sarney.
29/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado discute nova emenda constitucional para reduzir desigualdades regionais
Angela Portela: nova distribuição de 'royalties' contribuirá para redução das desigualdades regionais
Mozarildo alerta para desigualdades regionais
GROS: DESIGUALDADES REGIONAIS NÃO ACABARÃO DA NOITE PARA O DIA
ACM CRITICA DESIGUALDADES REGIONAIS AO FALAR PARA ESTAGIÁRIOS DA ESG
Lúcia Vânia: subsídios contribuem para desigualdades regionais