Desapropriação de terra em caso de trabalho escravo é analisada na CCJ
Outra PEC que está na pauta é a do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) que reduz de oito para quatro anos os mandatos dos senadores e estabelece a idade mínima de 28 anos como condição de elegibilidade para os cargos de presidente da República, vice-presidente e senador. Atualmente, a idade mínima é de 35 anos. O relator é o senador Francelino Pereira (PFL-MG), que já se manifestou contrário à aprovação da matéria.
Também poderá ser votado na CCJ requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ao ministro da Fazenda, solicitando informações sobre os cotistas e acionistas dos fundos de investimentos, principalmente de juros e câmbio, mais lucrativos, dos bancos FonteCindam, Marka, Modal, Boa Vista e Pactual, durante os anos de 1997, 1998 e primeiro semestre de 1999.
A comissão analisa ainda projeto que estabelece instrumentos legais de prevenção e repressão à falsificação de obras de artes visuais e proposta de emenda à Constituição que fixa dotações orçamentárias anuais oriundas do Tesouro Nacional para o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (Finam) e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (Finor). Proposições alterando o Código de Trânsito Brasileiro, a legislação sobre a reforma agrária e as normas relativas ao crime de seqüestro também poderão ser examinadas pela CCJ, cuja pauta tem 32 itens.
14/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Desapropriação de terra por trabalho escravo volta à comissão
Incra/GO pede desapropriação de 13 áreas que mantém o trabalho escravo
Senado decide se desapropria terra onde se explora trabalho escravo
Senado vota proposta que desapropria terra onde ocorra trabalho escravo
Proposta que desapropria terra onde ocorra trabalho escravo será votada na quarta
José Nery defende PEC que prevê expropriação de terra onde for constatado trabalho escravo