Senado decide se desapropria terra onde se explora trabalho escravo



Em primeiro turno, o Senado inicia nesta terça-feira (dia 28) a discussão de proposta de emenda à Constituição (PEC) que desapropria terras onde se explore trabalho escravo. De autoria do senador Ademir Andrade (PSB-PA), a PEC destina essas áreas à reforma agrária, priorizando o assentamento dos colonos ali explorados, sem qualquer indenização ao dono.

A Constituição já impõe a perda da terra sem indenização para o proprietário que cultive plantas ilegais ou psicotrópicas. A emenda de Ademir Andrade consiste em punir também a exploração do trabalho escravo. Nas duas infrações, o dono da terra será confiscado de qualquer bem econômico resultante de tráfico ilícito de entorpecente e da exploração do trabalho escravo.

Em segundo turno, o Senado realiza a primeira sessão de discussão da PEC que restringe o poder presidencial de editar medidas provisórias (MPs) Seu objetivo é impedir que as MPs vigorem indefinidamente, sem que o Legislativo sobre elas se pronuncie. Se aprovada definitivamente, a emenda vai a promulgação e ficará estabelecido que as MPs só valerão por 60 dias.

Também em segundo turno, o Senado realiza a segunda sessão de discussão da proposta de emenda à Constituição do senador Geraldo Melo (PSDB-RN) que atribui aos estados produtores a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais com petróleo, lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados. Hoje esse ICMS é cobrado nos estados consumidores.

Em regime de urgência, o Plenário vota também pedidos de autorização para os estados do Ceará e Pernambuco contraírem empréstimos junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com recursos repassados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Ceará quer contratar operação de US$ 7 milhões e Pernambuco, um empréstimo de US$ 5,1 milhões. Ambos vão aplicar o dinheiro no Projeto de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste.

Ainda nesta terça, o Senado vota projeto oriundo da Câmara destinado a incluir Filosofia e Sociologia entre as disciplinas obrigatórias do currículo do ensino médio. Ao aprovar a mudança, a Câmara entendeu que os conteúdos dessas disciplinas não são adequadamente ensinados quando trabalhados no desenvolvimento de outras matérias.

27/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota proposta que desapropria terra onde ocorra trabalho escravo

Senado vota nesta quarta emenda que desapropria terra onde haja exploração de trabalho escravo

Proposta que desapropria terra onde ocorra trabalho escravo será votada na quarta

Organizações sociais cobram aprovação de PEC que desapropria terras onde há trabalho escravo

José Nery defende PEC que prevê expropriação de terra onde for constatado trabalho escravo

José Nery organiza ato pela aprovação da PEC que determina expropriação de terra onde há trabalho escravo