Desempregados poderão ter vale-transporte



Os beneficiários do seguro-desemprego poderão também obter a concessão de vale-transporte, conforme projeto do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) que tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que vai deliberar sobre ele em caráter terminativo - ou seja, caso não haja recurso para submetê-lo à decisão do Plenário do Senado, irá direto para o exame da Câmara dos Deputado. De acordo com o projeto, o benefício seria custeado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Ao justificar a proposta, Maguito assinalou que o vale-transporte, por sua importância como instrumento de política social, já foi a todas as categorias de trabalhadores. "Estamos propondo agora a extensão do mesmo benefício aos trabalhadores que estejam recebendo o seguro-desemprego por entendermos que eles, na condição de desempregados, necessitam ainda mais do vale-transporte para locomover-se de casa para procurar trabalho ou participar de cursos de qualificação profissional", explicou.

Ainda conforme o senador, as prestações do seguro-desemprego nem sempre são suficientes para manter a família do trabalhador e os gastos com transporte têm de ter bastante limitados.




20/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ ANALISA PROPOSTA DE CONCESSÃO DE VALE-TRANSPORTE PARA DESEMPREGADOS

Estagiários poderão receber vale-transporte

Estagiários poderão receber Vale-Transporte

Desempregados com mais de 50 anos poderão ter prioridade na tramitação de processos

Desempregados com mais de 45 anos poderão ter o direito de sacar recursos do PIS-Pasep

Desempregados e trabalhadores de baixa renda poderão ficar isentos de taxa em concursos