Desertificação não é fenômeno restrito ao semiárido, alerta Mesquita Júnior




Ao prestar contas de sua participação na 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, a Icid 18, que está sendo realizada nesta semana, em Fortaleza, o senador Geraldo Mesquita Júnior fez um alerta: o fenômeno da desertificação não é problema exclusivo das regiões semiáridas. Ele cobrou políticas públicas que contemplem medidas para conter o processo, a seu ver "avassalador".

- No próprio estado do Amazonas, onde havia fluxos d´água abundantes as pessoas hoje andam sobre terra escaldante. Precisamos abrir nossos olhos - disse.

A Icid 18 tem entre seus objetivos gerar informações para subsidiar governos na busca pela sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas, especialmente no contexto do aquecimento global e das mudanças climáticas. Por requerimento do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) participa do evento, nesta edição, uma delegação do Parlamento do Mercosul, a qual o senador Mesquita Júnior integra.

Entre as sugestões que ofereceu nas chamadas Mesas de Diálogo Parlamentar, Mesquita Júnior citou da tribuna a proposta de incorporar ao processo educacional no Brasil e no mundo disciplinas que tratem da consciência ambiental.

- A sorte do mundo está lançada. Se a nossa geração não aprendeu, é imperioso que as novas gerações aprendam como devemos nos comportar em face da natureza - disse.



19/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aquecimento global já prejudica o Acre, alerta Geraldo Mesquita Júnior

Mesquita Júnior pede campanha de alerta para sinais de abuso sexual de crianças

Brasil não pode continuar servindo de depósito de lixo, alerta Geraldo Mesquita Júnior na CAS

Mesquita Júnior alerta para ingerência sobre produção do Legislativo e cita legislação dos cartórios

Mesquita Júnior alerta para diagnóstico de Viviane Senna sobre situação do ensino básico no Brasil

Sistema vai monitorar risco de desertificação no Semiárido