Direito Humanitário poderá ser ministrado nas escolas militares



Durante a reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizada nesta quinta-feira (30), foi aprovado parecer favorável ao projeto de lei nº 281/2003, de autoria do senador Efraim Morais (PFL-PB), que torna obrigatório o ensino do Direito Internacional Humanitário nas escolas e academias militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O projeto segue agora para apreciação da Comissão de Educação (CE).

Também foi aprovado requerimento de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP) solicitando que o Senado apresente junto ao Comitê do Prêmio Nobel da Paz, do Parlamento norueguês, voto de apoio à candidatura da Pastoral da Criança ao Prêmio Nobel da Paz de 2004. Segundo o senador, a Pastoral é responsável pelo salvamento de milhares de vidas no Brasil.

Outros dois requerimentos também foram acolhidos: o do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que solicita voto de aplauso ao Tribunal de Recursos Islâmicos de Katsina e ao governo da Nigéria, pela sentença que anulou a condenação de Amina Lawal à morte por apedrejamento; e o da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), solicitando voto de repúdio ao atentado terrorista na cidade colombiana de Florência, ocorrido no dia 28 de setembro de 2003, e que causou a morte de 10 pessoas, além de ferir dezenas de outras.

A CRE também aprovou requerimento do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) formulando voto de censura ao Serviço de Imigração do governo dos Estados Unidos pelos maus tratos cometidos contra a médica brasileira Márcia Barbosa, que chegou a ser deportada, -pelo singelo fato de, ao chegar naquele país para um congresso médico, ter declarado que este era seu objetivo, ao invés de informar ser de -turismo-, qualificação do visto a que estava habilitada-.



30/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ECMFA se dispõe a formar militares da Mauritânia em escolas brasileiras

Escolas públicas federais, militares e técnicas se destacam no ensino médio

Mozarildo pede apoio da Câmara para criação de escolas militares na Amazônia

Mozarildo pede aprovação, pela Câmara, de projetos que criam escolas militares na Amazônia

Alunos carentes de escolas privadas vão ter direito a bolsa

Mãe adotiva poderá ter direito a licença-maternidade