Diretora da Anac falará à CPI do Apagão Aéreo sobre denúncia de tentativa de favorecimento a empresário



Na próxima quinta-feira (16), às 11h, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo deverá ouvir explicações da diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu sobre a acusação de haver tentado favorecer empresário de Ribeirão Preto. A denúncia foi feita pelo ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) brigadeiro José Carlos Pereira

A diretora Denise Abreu foi acusada pelo ex-presidente da Infraero de tentar interceder junto à agência para transferir o setor de cargas dos aeroportos de Congonhas e Viracopos para o terminal de Ribeirão Preto, o que beneficiaria o empresário Carlos Ernesto Campos, dono da empresa Terminais Aduaneiros do Brasil.

Para a reunião, estão também convocados o autor da denúncia e o atual presidente da Infraero, Sérgio Maurício Brito Gaudenzi.

Publicidade aeroportuária

Na quarta-feira (15), às 11h, a comissão toma depoimentos de empresários da área de marketing visando a apurar irregularidades denunciadas à CPI por representantes do Ministério Público Federal, da Controladoria Geral da União e da Policia Federal em licitação promovida pela Infraero. Nos depoimentos foi apontada a existência de indícios de superfaturamento em contrato publicitário, no valor de R$ 26,8 milhões, firmado entre a Infraero e uma empresa de comunicação, a FS3 Comunicação.

Estão convocados para falar à CPI os empresários Michel Farah e Ettore Ferdinando Casoria, donos da FS3 Comunicação; Adilson José da Silva, empregado da Empresa Sá Publicidade; José Oliveira Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Mídia Aeroportuária; e o empresário Aristeu Chaves Filho.

Infraero e acidente da Gol

Na próxima semana, na terça-feira (14), às 11h, a CPI do Apagão Aéreo realiza audiência pública para ouvir os procuradores da República Danilo Pinheiro Dias e Juliana de Azevedo Moraes, responsáveis pela condução de processos de apuração de irregularidades na Infraero.

Na mesma reunião vão depor ainda, para tratar do caso de sumiço de bens dos passageiros do Vôo 1907 da Gol, a presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Vôo 1907 da Gol, Angelita Marchi; o delegado da Polícia Federal Flávio Maltez Coca; o oficial da Aeronáutica responsável pela operação de coleta e guarda dos pertences pessoais das vítimas do Vôo 1907; e o empregado da Gol designado para acompanhar a operação de coleta e guarda dos pertences pessoais das vítimas do Vôo 1907, realizada pela Aeronáutica.



10/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Apagão Aéreo poderá pedir investigação na Anac, diz Demóstenes

Presidente da Anac falará sobre risco de concorrência desleal no mercado de passagens aéreas para o exterior

CPI do Apagão Aéreo propõe auditoria internacional no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro

Paulo Duque decide arquivar denúncia sobre suposto favorecimento do neto de Sarney

Aberta audiência em que será ouvida ex-diretora da Anac sobre venda da Varig

CPI do Apagão Aéreo ouvirá 12 procuradores sobre improbidade na Infraero