DJALMA FALCÃO NARRA VISITA À ÁREA DA SECA



Tendo visitado na semana passada o sertão alagoano, o senador Djalma Falcão (PMDB-AL) narrou no Senado o quadro de fome e miséria que sacrifica a região, dizendo que aquela realidade é um depoimento desabonador sobre quantos detêm responsabilidades públicas no Brasil.

Ele informou que a quebra da safra no semi-árido já supera a casa dos 65%, não havendo pasto para rebanho. Também disse que, em muitos municípios, a população está percorrendo até 80 quilômetros em busca de água para beber. E acrescentou que a falta de chuvas ameaça cerca de 10 milhões de seres humanos.

- Até parece que as elites dirigentes do país reservaram deliberadamente aos nordestinos a condição de palestinos brasileiros - um povo escravizado dentro de sua própria pátria, analisou o parlamentar.

Na opinião de Falcão, o resultado da seca é um autêntico desastre social e as grandes estiagens só cessarão quando se garantir o abastecimento regular de água para as cidades e os campos do Nordeste. "Não há soluções mágicas. A realidade não comporta ações paternalistas e efêmeras", proclamou o parlamentar, apontando a Califórnia e Israel como exemplos de recuperação racional de áreas secas.

Ele pregou como medida imperiosa e necessária a transposição das águas do São Francisco para perenizar rios da região, e a irrigação do semi-árido, com a interligação das bacias do São Francisco e do Parnaíba, e ainda a perfuração de poços artesianos no sertão. Segundo Falcão, se o governo patrocinar essas iniciativas, praticará o gesto redentor dos milhões de brasileiros que habitam as terras nordestinas.

Disse ainda que, dando-se água ao nordestino, este povo se encarregará de complementar, com esforço próprio, a obra do governo. No entender do senador, as lideranças brasileiras de todos os setores têm a obrigação moral de enfrentar de modo definitivo a crise social do Nordeste.



14/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


DJALMA FALCÃO DEFENDE MINISTRO DA JUSTIÇA

DJALMA FALCÃO PEDE SOLUÇÕES DEFINITIVAS PARA O NORDESTE

DJALMA FALCÃO PEDE PUNIÇÃO EXEMPLAR PARA ASSASSINOS DE CECI

DJALMA FALCÃO PROTESTA CONTRA ENTREVISTA DE DIRETOR DA POLÍCIA FEDERAL

DJALMA FALCÃO SOUBE POR COLLOR DOS PAPÉIS CONTRA FERNANDO HENRIQUE

DJALMA FALCÃO PROPÕE MATÉRIA SOBRE OS DIREITOS DO CIDADÃO NO SEGUNDO GRAU