Dutra: CPI da Corrupção já tem 26 assinaturas
- Eu nunca subestimei o poder do governo de abafar CPIs. Mas como não houve retiradas quando da CPI mista, não acredito que isso ocorra agora - afirmou o senador.
O líder da Oposição conta com a pressão popular para fazer com que os líderes dos partidos governistas - PSDB, PMDB e PFL - indiquem os senadores que comporão a comissão. "Os senadores Sérgio Machado (PSDB-CE), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Hugo Napoleão (PFL-PI) encerram seus mandatos em 2002 e podem ser influenciados pela opinião pública". O Regimento do Senado condiciona a instalação das comissões parlamentares de inquérito às indicações dos membros pelos líderes das bancadas.
Os depoimentos, marcados para amanhã, do presidente do Banco Central, Armínio Fraga, e da diretora do Departamento de Fiscalização do BC, Tereza Grossi, não devem trazer, na avaliação de Dutra, novidades na apuração das denúncias de tráfico de influência que pesam contra o ex-presidente da instituição, Francisco Lopes, em decorrência do episódio de ajuda aos bancos Marka e FonteCindam. Para Dutra, as conclusões da CPI dos Bancos, realizada em 1999 no Senado, indicaram graves irregularidades na operação.
- Mas o Senado resolveu rasgar o relatório da CPI ao aprovar a indicação de Grossi para a diretoria do Banco Central - lamentou.
04/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI: Dutra diz que assinaturas vão mostrar quem quer investigar
Sem assinaturas necessárias, requerimento da CPI da corrupção é arquivado
José Agripino colhe assinaturas para CPI da Corrupção
Oposição vai buscar, unida, assinaturas para CPI da Corrupção
Marcon critica deputados que retiraram assinaturas na CPI da Corrupção
Oposição começa busca por assinaturas para CPI mista da corrupção