DUTRA DEFENDE O FIM DA REELEIÇÃO PARA PREFEITOS
A iniciativa do senador faz parte das propostas que formam a chamada reforma política, em exame pela CCJ. Para José Eduardo Dutra, a reeleição de prefeitos, sem a desincompatiblização ( afastamento do cargo por um certo período antes da eleição, no caso seis meses), vem levando ao uso indiscriminado da máquina municipal.
Dutra, que defende também o fim da reeleição para todos os cargos, obervou que, com exceção das grandes cidades, que representam menos de 1% de total dos municípios brasileiros, não existe qualquer tipo de controle dos atos dos prefeitos.
- Isto os leva a fazer uso do dinheiro público como se fosse privado, caracterizando a utilização do poder em benefício próprio, ou seja, em benefício da sua reeleição - disse José Eduardo Dutra.
Para o senador, a reeleição de prefeitos, principalmente nos pequenos municípios, vem fortalecendo o velho costume da política brasileira do "toma lá dá cá", em prejuízo de uma eleição limpa e honesta. Por isso, acha que nas eleições de 2004 o instituto da reeleição deve ser proibido.
21/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
DUTRA DEFENDE O FIM DA REELEIÇÃO PARA PREFEITOS
DUTRA PROPÕE FIM DA REELEIÇÃO PARA PREFEITOS
Serys apresenta projeto limitando reeleição de prefeitos e vice-prefeitos
CCJ VAI APRECIAR SUPRESSÃO DE REELEIÇÃO PARA PREFEITOS
DUTRA ALERTA PARA ABUSOS NA CAMPANHA DA REELEIÇÃO
ADEMIR PROPÕE QUE PREFEITOS DEIXEM O CARGO PARA DISPUTAR REELEIÇÃO